segunda-feira, 22 de abril de 2019

O que é a liberdade?



Liberdade é um conceito encarado com bastante controvérsia. Um assunto que é discutido por muitos, os quais procuram uma resposta que parece inalcançável. Sempre foi, é, e penso que sempre será, uma das maiores questões da humanidade. Somos livres ou é uma mera ilusão? Temos limites e o outro tem limites?
Todos procuramos a liberdade, sendo que a falta desta apresenta uma das mais temíveis ameaças. Mas será que somos realmente livres?
 O livre arbítrio é um apelo a essa liberdade, que se traduz no direito de agir de segundo própria vontade, na sensação de não depender de ninguém e no prazer de poder escolher, analisando antes as hipóteses que se encontram ao nosso dispor e ponderando sobre a nossa decisão final.
Este é um tema que, mesmo podendo não parecer, é bastante complexo, até para alguns filósofos. Ninguém aparenta ter a capacidade para responder à “simples” questão: O que é a liberdade? - uma pergunta intrigante que revela a complexidade de toda uma realidade com a qual não estamos habituados a conviver. Quando fazemos este tipo de questões a nós próprios apercebemo-nos de que talvez não prestamos a devida atenção à maioria dos assuntos que nos rodeiam, dos mais simples aos mais labirínticos e, por vezes, desprezamo-los quando, na verdade, podem ser dos mais importantes.
Fonte: http://filoparanavai.blogspot.com
A liberdade está intimamente relacionada com a Ética uma vez que, agindo livremente, nós devemos ser responsabilizados pelos nossos atos e por isso devemos comportarmo-nos, em sociedade, da melhor forma para que ninguém seja prejudicado.
Este é um assunto que deve ser discutido por todos nós para que possamos ter um contacto mais cuidado e atento com as diferentes realidades que dão vida ao nosso mundo e para que possamos entender o outro e agir da melhor forma.


Luísa Guimarães, 10ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário