quarta-feira, 17 de abril de 2019

O que é a liberdade?

´
Fonte: www.brunalyraduque.com


Esta questão é frequentemente debatida, por inúmeras pessoas, havendo assim várias pessoas que defendem diferentes noções de liberdade. Mas afinal, o que é a liberdade?
Estamos enganados ao pensar que ser livre é fazer aquilo que nos apetece, sem respeitar as outras pessoas à nossa volta, porque, na verdade, ser livre é ser autónomo para decidir por nós mesmos, significa assumir riscos, e a liberdade exige que carreguemos o peso das nossas decisões.
Muitas vezes pensamos que não somos livres por os nossos pais não nos deixarem sair com os amigos por exemplo, no entanto, estamos enganados. Um exemplo de pessoas que não são livres são os escravos, esses sim, não eram livres, não podiam decidir se queriam ou não fazer aquela tarefa, não podiam recusar aquele trabalho, eram obrigados a fazê-lo sem objeções, era-lhes negado, portanto, o livre-arbítrio, a liberdade de escolha.
Sendo assim, a liberdade não está apenas em fazermos o que queremos, mas em planejar e construir o nosso caminho, o nosso futuro, podendo decidir como, onde e com quem o percorremos.
Quando somos livres, somos responsáveis pelas nossas decisões, pois somos nós que as tomamos, sendo por isso, nós que arcamos com as consequências das nossas decisões, quer estas sejam boas ou más.
Liberdade não inclui apenas a liberdade de escolha entre uma ou outra ação, mas também se estende aos pensamentos e emoções, temos uma certa margem para escolher o que pensar ou sentir.
Todos devemos ser livres, respeitando os nossos direitos, deveres e as restantes pessoas à nossa volta.

Carolina Amaral, 10ºF

Sem comentários:

Enviar um comentário