segunda-feira, 22 de abril de 2019

O que é a liberdade?





Fonte: https://www.pinterest.co.kr
O que é a liberdade? O que é esta sensação que todos nós procuramos, mas que muitos não conseguem encontrar? Será a liberdade apenas limitada a uns ou será que é universal?
Falamos de liberdade quando nos sentimos concretizados, quando sentimos que demos um passo, não porque nos disseram para o fazer, mas sim porque assim o quisemos e, como tal, assim o fizemos! Será o ser humano livre quando acredita que existe algo que é superior, algo que ultrapassa todos os nossos limites, algo que tem o poder de se apoderar de todos nós, escondendo a verdadeira razão das nossas decisões? Será que cada palavra que eu estou aqui a escrever e a apagar, será que todo este texto já tinha sido planeado?
Cada palavra, cada momento, cada sorriso, cada abraço que dou, nada disto é falso, nada é representação… sinto o que digo, sinto cada segundo da minha vida, sinto o meu coração aos pulos quando estou ao lado de alguém que é importante para mim! Custa-me acreditar que funciono como uma personagem de um jogo e faço o que faço porque alguém o decidiu!!!!! Custa-me acreditar que não tenho mente, que não raciocino, que todos as sensações são meras simulações para ficar convencida que todas as minhas decisões foram tomadas segundo os meus desejos, quando, pelos vistos, foi segundo desejos de outros, um outro que é grandioso e superior! Sendo assim, teremos nós uma identidade, teremos nós a capacidade de amar, de sorrir, de chorar? Teremos nós desejos, sonhos? Muitos dizem que os nossos sonhos são mensagens de deuses…e se calhar não somos nada mais nada menos do que marionetas destes seres divinos……
A liberdade é algo que nos ultrapassa! Nunca vou saber verdadeiramente se realmente sou ou não livre ou se simplesmente é suposto sentir-me assim… mas sei que me sinto responsável pelas minhas ações, que me sinto concretizada quando me dão oportunidade de me expressar. Mas, independentemente de todas estas suposições, será um ser humano livre quando é obrigado a ter apenas um filho, quando é obrigado a sorrir e a acenar perante um ditador que tirou a vida aos seus entes queridos, quando apenas pode cortar o seu cabelo de acordo com uma lista que foi definida por alguém? De certeza que esses seres humanos não se sentem tão concretizados, tranquilos e descansados como eu!
Se calhar é mesmo esta uma das soluções deste quebra-cabeças: se calhar, é esta sensação de tranquilidade, serenidade e relaxamento que nos faz sentir vivos, que nos faz sentir que somos alguém, que nos faz sentir felizes e amados…que nos faz sentir LIVRES!!!!         

                                                                                                       Inês Santos, 10ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário