sexta-feira, 12 de abril de 2019

Eu e o mundo



  (1)


    Eu acredito que todos estamos aqui por um motivo. No entanto, o ser humano tem vindo a acostumar-se cada vez mais ao mundo e à própria vida, tanto que se limita quase exclusivamente a sobreviver, agora. Na maioria das vezes, o ser humano não age porque quer, mas sim porque essa ação o vai beneficiar em algum aspeto, agindo assim egoísta e gananciosamente, o que o leva a fazer más escolhas. A despreocupação do ser humano e a desvalorização do nosso mundo e das nossas vidas levou o planeta, bem como a sociedade, a chegar ao ponto em que se encontra agora.
    A ideia de “felicidade” tornou-se irreal e inconcebível para algumas pessoas, talvez porque a procuram nos sítios errados, ou talvez porque não a procuram, de todo. É sabido que o nosso tempo na Terra é curto e imprevisível, que podemos estar cá num momento e no outro não. E, face a este facto, de que a vida é incontrolável, a felicidade tornou-se também o objetivo de vida de muitas pessoas. O problema é que há tantas formas de se ser feliz, que nunca ninguém sabe qual escolher, acabando por ignorá-las a todas. A meu ver, a felicidade é um ótimo motivo para estarmos aqui, é algo que nos une e nos faz querer mais, é algo que nos move. Desde pequena que acredito que está nos lugares e nas pessoas, está nas coisas novas e na descoberta. Por isso, se nos contentarmos com o que temos e onde estamos podemos ficar satisfeitos mas, a meu ver, não ficamos completos.
    A vida é curta e o mundo é grande, e a forma como o vemos depende apenas de nós mesmos. Como podemos querer mudanças no mundo se queremos que sejam os outros a fazê-las? Sempre me disseram que “errar é humano”, ensinaram-me que é algo natural e bom, pois quer dizer que estamos a tentar e que não é o fim do mundo, pois o sol vai nascer outra vez e podemos tentar de novo. Por isso, acredito que todos nós podemos mudar o mundo. Aliás, acredito que todos nós o fazemos, todos os dias.
     Pessoas mudam pessoas, moldamo-nos uns aos outros. O que dizemos, o que fazemos e o que somos é influenciado indiretamente pelas pessoas com quem interagimos, pelo que vemos e ouvimos. Todas as pessoas que cruzam o nosso caminho deixam uma marca em nós, de alguma forma. Assim, somos únicos e, ao mesmo tempo, fazemos parte uns dos outros. E, já que o mundo são as pessoas, somos nós, e nós mudamo-nos uns aos outros, acho que é justo dizer que, assim, nós mudamos o mundo.
    O mundo sou eu e eu sou a complexa combinação das minhas experiências e vivências, das pessoas que me rodeiam e com quem convivo, das coisas que oiço e que digo e de tudo o que vejo e sinto. E isso é o Mundo.

Rita Coelho, 10ºM



 (1)   Fonte: http:// origemverdadeira.blogspot.com/2013/06/carta-as-autoridades-brasileiras-e.html

Sem comentários:

Enviar um comentário