segunda-feira, 15 de abril de 2019

Eu e a escola

                                                                                             

Fonte: http:// https://fr.freepik.com


Apesar de muitos dizerem que não precisam da escola para nada todos sabemos que isso é mentira, pois uma grande parte do conhecimento que temos deve-se à escola, muitas das vivências mais importantes foram passadas na escola e é graças à escola que somos quem somos e que temos muitas das amizades e experiências que temos. É a escola que nos prepara para, no futuro, podermos trabalhar e ser alguém.
Podemos perceber que a escola é muito importante e que tem muitos benefícios para nós, mas será que a escola é assim tão boa? Tal como tudo, a escola tem pontos negativos e quando se passa uma parte significativa da nossa vida lá dentro dela, não é difícil de os encontrar. Os alunos, desde o 1º ano de escolaridade, passam horas e horas sentados numa cadeira, geralmente desconfortável, sem muita liberdade de movimento, sem poderem falar uns com os outros, sem poder comer, com horários definidos para tudo, não podem decidir a que horas lancham, a que horas fazem uma pausa etc.
Claro que é preciso haver regras e horários para que todo o conhecimento que a escola nos transmite possa ser lecionado corretamente, mas será que precisamos de todo esse conhecimento? Todos sabemos que há muita matéria a ser lecionada, mas nem toda é assim tão necessária quanto isso, a meu ver. Cada dia que vamos à escola é nos despejada mais matéria e, na maior parte das vezes, perguntamos a nós mesmos, “Para que é que isto me vai ser útil no futuro?” A esmagadora maioria dos professores dá-nos a mesma resposta de sempre, “Se estás a aprender é por que é importante”. Talvez esteja errado e tudo o que aprendemos ao longo dos anos nos seja útil e eu próprio me apercebo disso cada vez mais, por exemplo: desde o 5º ano sempre pensei: “História é tão desnecessária, a maioria das coisas não interessa para nada!”. Em parte, ainda concordo, pois houve muita matéria que até hoje entrou, saiu e não ajudou em nada, mas reconheço que algumas coisas do passado nos são úteis hoje em dia. Mas o simples facto de me darem aquela resposta desmotiva para aprender certa matéria e sei que não sou o único e que muitos alunos concordam comigo. Penso que é importante os alunos aprenderem coisas e perceberem para que é que as estão a aprender, para perceberem a sua importância e não pensarem “Mais matéria desnecessária”.
Além de todos esses aspetos falta referir o stress e os problemas causados pela escola. À medida que vamos avançando na escola, as nossas preocupações começam a aumentar cada vez mais, começamos por ter mais testes, mais trabalhos, mais apresentações, mais obrigações etc. Começamos a ter muita coisa para fazer e preparar e quando se pratica uma modalidade desportiva e se quer sair com os amigos fica difícil gerir o tempo, de forma a obter bons resultados na escola. Esses mesmos resultados que a partir do 10º ano vão definir o nosso futuro e traçar o nosso “destino”.
Todos os alunos que já têm em mente os seus objetivos sabem que no fim do 12º ano têm que ter uma média X que, por vezes, é muito elevada, mas olhar para o calendário e ver dezenas de testes que, na nossa cabeça, são vistos como “um decisor do nosso futuro” faz-nos entrar num stress imenso e quando vemos o teste à frente e pensamos, “isto não pode correr mal”, muitos de nós (alunos) ficamos super nervosos e acabamos por errar coisas que até sabíamos. Quando recebemos o teste com uma nota abaixo do que precisamos é como se levássemos uma facada na esperança e começamos a pensar que não vamos conseguir, ficamos desmotivados, “vamo-nos abaixo”, pois sabemos que mesmo “estando em baixo” não podemos parar porque temos de preparar “20 apresentações orais, estudar para 10 questões de aula e estudar para 47 testes!?”. Claro que não são assim tantas coisas, mas quando nos apercebemos da quantidade que são,  é isto que pensamos.
          Sendo assim, a escola até parece uma coisa terrível e já nem devia existir, uma vez que só nos ensina "um monte de coisas" desnecessárias, causa stress aos adolescentes, não os deixa viver a juventude livremente, mas  mesmo a escola tendo todas estas dificuldades, todos estes problemas e stresses, a escola desempenha um papel extremamente importante, que é preparar cada aluno para o grande desafio final: A Vida, que é igualmente, ou mais difícil, do que toda a escola. No fundo, a escola submete-nos a 12 anos de preparação para podermos ir mais longe e é por isso que apesar de não gostar, eu sei o quão importante é a nossa relação com a escola e quer queira, quer não, o melhor a fazer é dar o meu máximo e tirar o maior proveito dela.

Gustavo Jorge, 10ºF


Sem comentários:

Enviar um comentário