segunda-feira, 15 de abril de 2019

Eu e o mundo



         (1)     


     Quem sou eu? Onde é que eu estou? Estas são perguntas que penso várias vezes mas, com certeza, não sou o único que pensa assim. Neste momento tento escrever o que me vem ao pensamento, aquilo que o meu cérebro me comunica e que decido escolher escrever, mas quem sou eu? Por que é que eu não sou outra coisa qualquer? Não existem respostas que consiga dar e confirmar se são verdadeiras, mas sei que estou aqui e estou a sentir todas as coisas que me rodeiam.
   Eu penso que sou um animal dotado de raciocínio, a habilidade que me foi dada para poder raciocinar, isto é, aquilo que me permite observar e pensar nas coisas que acontecem no universo e tentar procurar razões que as justificam. Olho e observo, capto e descodifico aquilo que vejo, será que aquilo que vejo é verdade? Talvez sim e, nesse caso, posso confirmar que existem animais racionais, tal como eu, que partilhamos a mesma habilidde e por isso designamo-nos por seres humanos. Seres humanos que possuem uma característica importante, que permite ultrapassar barreiras que jamais as Leis da Natureza nos deixariam quebrar.
     Mas onde é que eu estou? Onde é que o ser humano está? Será que estou mesmo aqui? Aqui onde? E o ser humano onde está? Existem imensas pessoas como eu e neste momento, não é possível que estejam todas aqui comigo. Então, temos que estar num sítio gigante que consiga albergar tantas pessoas como eu. A este sítio foi dado o nome de planeta Terra, o meu Mundo, o Mundo de todos aqueles que o habitam.
     Mas será que esse Mundo realmente existe? Como é que eu sei o que é real ou irreal? Tenho uma perspetiva do Mundo em que vivo, que pode ser diferente da de outra pessoa. Para mim, o Mundo é uma coisa complexa, pode ser o planeta Terra, o local que o ser humano habita, local este que me permite viver e interagir com tudo o que me rodeia, mas o Mundo são todas as experiências e acontecimentos a que estamos sujeitos ao longo da vida. Não sei se ele é real ou irreal, mas é certo que se ele não fosse real, não o saberia, só quando me mostrassem uma forma diferente de ver as  coisas, uma nova perspetiva.
     O Mundo em que vivemos é complexo, é objetivo e subjetivo, é previsível e imprevisível, é perfeito e imperfeito, é preto e branco. Basicamente, o Mundo é composto por contrastes que se equilibram e que certos acontecimentos levam ao desequilíbrio e que novamente voltam a um equilíbrio. O Mundo é o que eu vejo e o que sinto, e o teu Mundo, o que é para ti?  

                                                                                                                          Francisco Dias, 10ºB
    
     

      (1)   Fonte: https://br.123rf.com/photo_20430235_saving-earth-concept-hands-holding-earth-with-sky-and-space-background-.html

Sem comentários:

Enviar um comentário