segunda-feira, 15 de abril de 2019

Eu e a escola



Fonte: https://pt.pngtree.com
    A jornada escolar começou oficialmente  com a entrada para a pré-escola. Lembro dos primeiros amigos e das auxiliares que nos ajudavam sempre que precisávamos. Lembro também das brincadeiras e dos passeios pelos quais tanto ansiávamos.
    Os anos passaram e já estavamos  preparados para enfrentar a primária. Uma nova mudança. Agora começava o ensino a sério. Novas amizades foram feitas e o desejo de aprender era cada vez maior.
     Os que eram menos participativos, eram crianças empenhadas e interessadas. Porém, essa autonomia também tinha o seu lado negativo pois, muitas vezes, quando tinham dúvidas, não as colocavam e isso refletia-se nas notas.
    E chegou o ensino básico. Mais uma vez, com a mudança de escola, perderam-se e ganharam-se novos amigos. Não sentimos as dificuldades que todos falavam. Aliás, foram os melhores anos, quer a nível escolar, quer a nível pessoal. Nessa época fizeram-se amizades duradouras e foi onde conhecemos professores que nos ajudaram a crescer a nível intelectual.
     Mas tudo tem o seu fim e assim surgiu o secundário. No nono ano, a conversa era sempre à volta do secundário. “Para que curso vais?”; “Achas que estás preparado?”; “Não vai ser fácil.”. Pensava que estavam todos a exagerar, então, escolhi o curso de Ciências e Tecnologias, pois era o que tinha mais saída e mais oportunidades.

Fonte: https://unixtitan.net/explore/
storytime-clipart-daily-five/
O ano começou e as dificuldades e dúvidas começaram a surgir para muitos. As mesmas perguntas pairavam na nossa cabeça: “Estou realmente a gostar deste curso?”; “Será o mais indicado?”; “Devo mudar?”. Depois de muito pensar e de recorrer à opinião de outras pessoas, alguns decidiram mudar.
    Foi um ano que passou lentamente, mas foi um ano que nos fez crescer e aprender a ser pessoas melhores. Aprendemos que devemos aproveitar as segundas oportunidades que nos são dadas e que, se não funcionar da primeira vez, só temos que erguer a cabeça e lutar para que a próxima seja melhor. Mais um ano e mais uma oportunidade para ser feliz e para escolher o caminho certo.
    Apesar dos altos e baixos, fizemos um bom percurso. Foi na escola que aprendemos, chorámos e que sorrimos. Foi na escola que aprendemos a ser como somos. Foi aqui que aprendemos que a vida nem sempre rema a nosso favor. Mas, acima de tudo, foi na escola que aprendemos a descobrir e a valorizar-nos.
    Esta jornada ainda não acabou e está longe de acabar, por isso, o objetivo é aproveitar todos os momentos ao máximo.

Francisca Dias, 10º M

Sem comentários:

Enviar um comentário